Malcolm McLaren, "inventor" dos Sex Pistols e um dos articuladores mais criativos da história do pop, morreu nesta quinta (8), aos 64 anos, em Nova York. Ele sofria de câncer há bastante tempo.
Em 1971, McLaren abriu em Londres uma loja de roupas com a estilista Vivienne Westwood chamada Let It Rock (depois rebatizada de Sex). Pouco depois, ele iria para Nova York para empresariar o grupo de glam andrógino New York Dolls.
O NYD não vingou, apesar do público cult, mas serviu para McLaren aprender algumas coisas sobre táticas de marketing pop baseadas em choque e controvérsia.
Táticas que seriam usadas em sua próxima e mais famosa empreitada, os Sex Pistols. Para formar a banda, McLaren arregimentou quatro garotos desocupados que viviam matando tempo na Sex.
A banda detonou o movimento punk na Inglaterra, atingindo sucesso e polêmica na mesma medida. Seu álbum, Never Mind the Bollocks, é considerado um dos melhores discos de rock de todos os tempos.
Nos anos 80, McLaren foi um dos primeiros artistas brancos a apostar no hip hop, com seu álbum-solo Duck Rock e o hit Buffalo Gals. Foi dos primeiros video-clipes pop a mostrar elementos do hip hop, como dança break e scratch.
Em 1989, ele lançou o álbum Waltz Darling, inspirado pelo vogue, estilo de dança dos clubes gays de Nova York. Pouco depois, Madonna beberia na mesma fonte para o seu hit Vogue. Waltz Darling tinha participações ilustres como Bootsy Collins e Jeff Beck.
Colaboradores conhecidos também marcaram presença no disco Paris, de 1992. Com participações de Catherine Deneuve e Françoise Hardy, Malcolm desta vez foi de pop afrancesado.
O diretor Quentin Tarantino usou sua faixa About Her, na trilha de Kill Bill Vol. 2.
Segundo um porta-voz de McLaren declarou ao Independent: "Sua saúde deteriorou rapidamente e ele morreu esta manhã em Nova York. Seu corpo deverá ser enterrado no cemitério de Highgate, em Londres."
Por uma bizarra coincidência, Vivienne Westwood completa hoje 69 anos.
matéria extraída :
http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/musica/2010/04/08/245170-inventor-dos-sex-pistols-malcolm-mclaren-morre-aos-64-anos
Recebi esta notícia triste hoje pela manhã ouvindo rádio (OI FM 94,1 Mhz Ribeirão Preto) enquanto caminhava no Parque.Fui acometida por um grande susto que todos ao meu redor ficaram olhando.
Parei e refleti o quanto esta pessoa foi importante para o mundo da música. Sem ele Nada (eu disse NADA) do movimento Punk teria acontecido.
Não digo apenas do Punk mas também as influências da moda e de todo um comportamento nos anos 70 e seguidos até dos dias de hoje.
Nos anos 80 quando tinha já completados alguns anos de vida comecei a ouvir Malcon Maclaren já com certo atraso pois ele já tinha feito várias coisas mas me encantei a 1ª vez que ouvi "Buffalo Galls".
Pensei, gente é isso. Amo esta música até hoje (tanto que a tenho em meu carão de memória no celular e várias outras dele) e desde então comecei a pesquisar a vida dele e verifiquei sua importância.
Já nos anos 90 passeando em um hipermercado me deparei com o cd "Paris Paris" em que ele canta com nada mais, nada menos que Catherine Deneuve.Um luxo. Nem preciso dizer que comprei este cd na mesma hora e o indiquei á vária pessoas e todos que iam em meu apto. na época ouviam um trcho de Malcom Maclaren...
É uma pena muito grande perder um gande artista como ele foi.
Descanse em paz, Malcom.
*Malcom Maclaren & Catherine Deneuve - "Paris Paris"
http://www.youtube.com/watch?v=x-E7s9vZ-_o
Nenhum comentário:
Postar um comentário